24/07/2011

em Deixe um comentário

Entender o Próximo

Houve quem expressasse vários pensamentos que não exigem comentário. Vejamo-los:
Quando outra pessoa age de certa forma, é perversa; quando você age da mesma forma, é por causa dos nervos.
Quando outrem é inflexível em sua atitude, é teimosia; quando você se mostra teimoso, é somente firmeza.
Quando a pessoa não gosta de seus amigos, é porque está com prevenção; quando você não gosta dos dela, é porque você tem simplesmente um bom critério sobe a natureza humana.
Quando alguém trata de ser complacente, é adulador; quando você age assim, é porque está demonstrando tacto.
Quando alguém demora em fazer as coisas, é terrivelmente lerdo; quando você demora anos, é cauteloso.
Quando tem defeitos, é porque a pessoa está "lelé da cuca"; quando você tem esses defeitos, é porque mostra discernimento.
Sem dúvida alguma, tudo isto deve ser pensando com atenção e sinceridade consigo mesmo.
"Porque, do mesmo modo que julgardes, também vós serieis julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos" (Mt 7,2). A delicadeza no trato com os demais é uma virtude não muito conhecida; não obstante, é muito benéfica para as mútuas relações.
Alfonso Milagro - Os Cinco Minutos de Deus

- Após a leitura desse belíssimo texto de Alfonso Milagro logo me lembrei do livro de Ricardo e Eliana Sá que ouvi falar na Canção Nova, Quem Tem Que Mudar Sou Eu*.
O livro propõe uma auto-avaliação de como estamos vivendo o amor ao outro (próximo). O próprio nome do livro é muito convidativo à sua leitura onde o casal, Ricardo e Eliana, relatam vivencias do dia-a-dia de forma simples e rica em ensinamentos à "aproximação" de Cristo.
Voltando ao texto..., citei esse Livro da editora Canção Nova, pois o texto pode ser aplicado a qualquer relação humana, mas penso que principalmente à casais onde o convívio cotidiano exige muito da nossa compreensão e habilidade de lidarmos com as diferenças do parceiro(a) ao nosso lado. Qualquer convivência realmente é muito difícil, por isso precisamos nos conhecer e procurar também conhecer ao outro, já pensou em estudar o outro? e que tal um "mestrado ou doutorado" da pessoa que está ao seu lado? É, pessoal, nós preocupamos e investimos tanto nós mesmos que acabamos esquecendo do nosso(a) parceiro(a), por isso nada melhor do que conhecer e compreender nossa companhia de todos os dias.
Portanto fica aí a dica: Deus em primeiro lugar e conheça o próximo como a ti mesmo.

* Disponível um trecho do livro para quem se interessou pelo livro Quem Tem Que Mudar Sou Eu - aqui.


Autora: Lua


Curta nossa página no Facebook!
Assine nosso Feed!

Você se interessou pelos nossos textos e orações? Então cadastre seu email para receber em primeira mão todos os posts do blog!

Digite seu endereço de Email:

Atenção!!! Não se esqueça de abrir seu email para confimar sua assinatura!


comments powered by Disqus

0 comentários:

Postar um comentário